domingo, 16 de outubro de 2011

LEMBRO-ME COMO SE FOSSE ONTEM, QUANDO, PELA PRIMEIRA VEZ, COLOQUEI-ME PERANTE UMA SALA DE AULA, CHEIA DE MENINOS (TODOS DO SEXO MASCULINO) EM UM CURSO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR.
ERA RECÉM SAÍDA DA FACULDADE, UMA MENINA AINDA...
NA ÉPOCA, DOMINAVA-ME A TIMIDEZ, E, INEXPLICAVELMENTE, PUS-ME DIANTE DESSES MENINOS, COMO SE HÁ MUITO SOUBESSE DE COMO PODERIA DOMINAR UMA SALA DE AULAS, PRINCIPALMENTE, COM ESTUDANTES QUE TINHAM COMO PROPÓSITO ÚNICO, ADENTRAR AO CONHECIMENTO DA LÍNGUA ALIENÍGENA, PARA EM POUCO TEMPO, ESTAREM NA LUTA INCESSANTE EM BUSCA DA CONQUISTA DE SEU ESPAÇO A UMA BOA UNIVERSIDADE!
EU, COMO DITO ANTERIORMENTE, ERA SIMPLESMENTE, UMA MENINA, POUQUÍSSIMOS ANOS MAIS VELHA QUE A PLATEIA QUE, ÁVIDA DE CONHECIMENTO, ESPERAVA-ME PARA BEBERICAR TUDO AQUILO QUE, AINDA INEXPERIENTE, PODERIA LEVAR-LHES...
E ASSIM FOI....TUDO DEU MUITO CERTO!! A DIREÇÃO DA ESCOLA, NO DIA SEGUINTE, VEIO ATÉ MIM, PARA PARABENIZAR-ME, PELO TRABALHO REALIZADO, POR TER RECEBIDO, POR PARTE DOS ALUNOS, OS MAIS ALTOS ELOGIOS A MEU TRABALHO....
E, ASSIM, OS ANOS FORAM SE PASSANDO, A SAUDADE DE CADA UM QUE PASSAVA POR MINHAS MÃOS, FOI AUMENTANDO, POIS O NÚMERO DE MENINOS E MENINAS QUE, AO LONGO DO TEMPO FOI SE ACUMULANDO, CRESCIA, ANO A ANO...E, JUNTAMENTE DESSA SITUAÇÃO, AS LEMBRANÇAS TAMBÉM FORAM  CRESCENDO....
AMAVA O QUE FAZIA E AMAVA DEMAIS OS MEUS QUERIDÍSSIMOS ALUNOS, INDISTINTAMENTE....
GRANDE PARTE DA MINHA VIDA PROFISSIONAL, TRABALHEI EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, UMA PRIVADA - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO "SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS", E, TAMBÉM, ERA TITULAR DE CARGO, EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO. DUAS REALIDADES DISTINTAS UMA DA OUTRA, PELA DIFERENÇA SÓCIO-ECONÔMICA DO CORPO DISCENTE.
ENTRETANTO, EM NENHUM MOMENTO, FIZ DISTINÇÃO ENTRE QUALQUER UM DELES, ATÉ MESMO EM PENSAMENTO, POIS, COMO DITO ANTERIORMENTE, EU OS AMAVA DE CORAÇÃO TOTALMENTE ABERTO E INDISTINTAMENTE!
APÓS UM DETERMINADO TEMPO, TIVE A DESDITA DE CRUZAR-ME COM UM ANJO MAU QUE, POR MOTIVOS ALHEIOS AO BOM SENSO, TENTAVA DENEGRIR MINHA IMAGEM DE PROFISSIONAL A MEUS AMADOS MENINOS E MENINAS.
FOI MUITO TRISTE ESSA PASSAGEM PARA MIM, POIS NÃO TIVE, EM MOMENTO ALGUM, RAIVA DESSA PESSOA, MAS, AOS POUCOS, FUI PERDENDO A VONTADE, O ESTÍMULO  DE TRABALHAR COMO EDUCADORA. EM QUALQUER LUGAR QUE FOSSE. SENTIA-ME DEMAIS DESESTIMULADA, PELA DIFAMAÇÃO QUE, AO LONGO DO TEMPO, FOI SE ALASTRANDO IMPIEDOSAMENTE.
NUNCA QUIS ME DESABAFAR COM QUEM QUER QUE FOSSE DE MINHA FAMÍLIA, PARA NÃO DEIXÁ-LOS TRISTES PELO QUE ESTAVA ACONTECENDO COMIGO, PORÉM, AQUELES QUE SABIAM DA OCORRÊNCIA, FICAVAM REVOLTADOS POR TAMANHA INJUSTIÇA À QUE SOFRIA!
DECIDI PRESTAR O VESTIBULAR, PARA CURSAR DIREITO, O QUE SEMPRE FORA UMA DE MINHAS PAIXÕES, AO ASSISTIR ÀS VÁRIAS DISCUSSÕES EM FAMÍLIA, DE PESSOAS LIGADAS À MARAVILHOSA ÁREA JURÍDICA.
SENTIA QUE ESSA ERA OUTRA CIÊNCIA À QUE ME AFEIÇOAVA GRANDEMENTE!
EM POUCO TEMPO, PREPAREI-ME PARA O VESTIBULAR, E CONSEGUI SER APROVADA ENTRE OS PRIMEIROS LUGARES DO UNIVEM, ONDE FREQUENTEI TODO O CURSO DE DIREITO, O QUE ME TROUXE GRANDES SATISFAÇÕES EM TODOS OS SEGMENTOS!
MINHA INTENÇÃO, APÓS TERMINAR A FACULDADE, SERIA DE ME DESLIGAR TOTALMENTE DO MAGISTÉRIO, PARA ABRAÇAR, DEFINITIVAMENTE, A ARTE JURISDICIONAL.
QUERIA, A TODO CUSTO, DEIXAR DE MINHA PRIMEIRA PROFISSÃO, PASSANDO ATÉ ME ENVERGONHAR DE TER ABRAÇADO, UM DIA, A ARTE DE ENSINAR.
RECEBI PROPOSTA DE, LOGO APÓS MINHA COLAÇÃO DE GRAU, IR A SÃO PAULO, ONDE FARIA CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, E, TAMBÉM, PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS, POIS ESTAVA, CADA VEZ MAIS, DIRECIONADA A ATUAR NA ÁREA.
PERMANECI, EM SÃO PAULO, ESTUDANDO POR DOIS ANOS, PARA DEIXAR, DEFINITIVAMENTE, DO PROPÓSITO DE VOLTAR A DAR AULAS. PENSAVA, ÀQUELA ÉPOCA, COM HORROR, DA VOLTA AO SOFRIMENTO DE SABER QUE HAVIA ALGUÉM QUE QUERIA, CADA VEZ MAIS, ACABAR COM MINHA IMAGEM DE PROFISSONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO!
TUDO JÁ ESTAVA ENCAMINHADO PARA QUE PUDESSE DEIXAR DA EDUCAÇÃO, QUANDO FOI RESOLVIDO QUE RETORNARIA À MINHA CIDADE QUERIDA, PARA CONTINUAR A MINHA TAREFA.
FIQUEI MUITO FELIZ PELO RETORNO À MINHA TERRA, À MINHA FAMÍLIA AMANTÍSSIMA, A MEU LAR, A MEUS AMIGOS ENFIM...PORÉM, O QUE DOÍA ERA VOLTAR A MEU TRABALHO ANTIGO.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO, SEMPRE NA EXPECTATIVA DA APROVAÇÃO DE UM CONCURSO, COM O FITO ÚNICO DE NÃO MAIS VIVENCIAR A LUTA TERRÍVEL DE VIVER COM UM SALÁRIO RUIM, COM A REALIDADE DIFÍCIL DA ESCOLA, TIVE AQUELE SÉRIO PROBLEMA QUE ME LEVOU À CIRURGIA PARA A RETIRADA DO TUMOR QUE SE ALOJARA EM MEU CÉREBRO POR ANOS, QUE, EM MOMENTO ALGUM, HAVIA TIDO CONSCIÊNCIA DE SUA EXISTÊNCIA.
APÓS TUDO O QUE FOI VIVENCIADO POR MIM, COM A DERRADEIRA POSSIBILIDADE DE TER MINHA VIDA CEIFADA OU, ATÉ MESMO, DIFICULTADA POR POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS ADVINDAS DE TAIS PROCEDIMENTOS, VOLTEI À VIDA COM OUTROS OLHOS......COM O DESEJO INABALÁVEL DE VIVER INTENSAMENTE, COM A EMOÇÃO DE TER COMIGO O TALENTO PARA LIDAR COM A EDUCAÇÃO, O AMOR PARA COM TODOS AQUELES QUE ME CERCAM, SEJA DIRETA OU INDIRETAMENTE!
AGRADEÇO, MAIS DO QUE NUNCA, A OPORTUNIDADE QUE MEU PAIZINHO QUE ESTÁ DENTRE AS LUZES DO INFINITO, ELE QUE TUDO SABE O QUE É MELHOR PARA CADA UM DE NÓS, E PARA QUE VIEMOS AQUI!
HOJE, BRINDO COM A ALEGRIA INCONTIDA DE ALGUÉM, QUE TEM A CONSCIÊNCIA DE QUE ESTÁ AQUI, PARA ENSINAR, PARA VIVENCIAR A EDUCAÇÃO, E PROCURAR FAZER DELA A MELHOR POSSÍVEL, PARA AQUELES QUE ESTÃO, E QUE VÊM, APÓS NÓS SE SERVIR DELA E ENCONTRÁ-LA DA MELHOR MANEIRA QUE POSSAMOS DEIXAR!
FELIZ DIA DOS PROFESSORES, MEUS CAROS AMIGOS E COLEGAS!!!!